O Google liberou a nova versão do GA, o Google Analytics 4 que promete ajudar ainda mais as empresas a entenderem seus consumidores.

Com a rapidez na mudanças no comportamento do consumidor, somadas às novas exigências de privacidade, acompanhar e entender os usuários tem se tornado cada vez mais um desafio. Em contrapartida, as empresas têm entendido cada vez mais a importância de estratégias centradas no consumidor para criar uma relação de valor, engajamento e fidelização.

Atenta à estas novas necessidades do mercado, a ferramenta evoluiu e apresenta agora sua nova versão, onde se destaca:

  • a integração dos dados de App e Web para o comportamento do usuários através dos diferentes canais
  • learning machine para analisar (e aprender!) com os seus dados para trazer insights específicos para cada negócio
  • adequação com as Leis de Privacidade, funcionando até mesmo sem o uso de cookies

Vamos entender melhor como o GA vai fazer tudo isso?

Com o learning machine o novo Analytics poderá gerar alertas automáticos quando identificar alguma tendência no comportamento dos seus usuários, como por exemplo no aumento da busca de um determinado produto na sua loja. Além disto, a ferramenta também trará análises preditivas como potencial de receita de um específico grupo de usuários e churn probability.

Fonte: Google

As ações de marketing também poderão ficar ainda mais assertivas com as integrações com os produtos de marketing do Google, que agora também passará a contabilizar as conversões nas quais o engajamento tenha ocorrido pelo App do Youtube (informações que não eram disponibilizadas até então).

A forma de medição também mudou. Até então a medição era toda realizada de forma fragmentada por dispositivo ou plataforma, porém na nova versão esta ação é realizada em função dos usuários, através de diferentes formas de identificação. Com isso, será possível saber, por exemplo, se seus clientes descobrem a sua empresa através de um anúncio e depois instalam seu app.

A apresentação dos relatório também mudou, a empresa entendeu a necessidade de facilitar a leitura dos dados, principalmente sobre o ciclo de vida do seu cliente (desde a aquisição à conversão e a retenção).

Fonte: Google

E o Google promete ainda continuar aprimorando cada vez a ferramenta, preenchendo lacunas de informações incompletas para que as empresas possam gerar análises mais inteligentes e atendam às necessidades (em constante transformação) dos seus consumidores.

Gostou das novidades e quer atualizar sua conta para o novo Google Analytics? Basta acessar seu painel de administrador que lá já tem a opção de upgrade!

Por aqui estamos super animados com essas atualizações e acreditamos que nos auxiliarão cada vez mais entender o comportamento de compra! E vocês, o que acharam?

Aproveite e conheça o nosso Serviço de Web Insight, temos uma equipe especializada que irá avaliar o seu GA e propor melhorias que direcionem para as tomadas de decisão do seu negócio!