Não é novidade que a pandemia provocou mudanças em diversas atividades ao redor do mundo. E no marketing digital não seria diferente. O comportamento do consumidor mudou nesses quase dois anos, intensificando hábitos que levariam mais tempo para conquistarem a força que têm hoje. Novas estratégias de engajamento digital surgiram e outras precisaram ser revisadas para se adaptarem à nova realidade.

 A seguir vamos analisar as principais tendências de marketing digital para 2022 e quais as vantagens para o seu negócio. Não perca nenhum detalhe, fique atento à leitura abaixo!  

Realidade aumentada

É a integração de elementos virtuais com elementos do mundo real através da câmera do seu celular. Essa tecnologia se popularizou nas redes sociais (filtros) e nos games.

No e-commerce, essa ferramenta permite que o usuário interaja com o produto como se estivesse em uma loja física. Além de imersiva, a tecnologia possibilita que os usuários visualizem e customizem o produto antes de comprá-lo, além de contornar objeções. Quanto maior o envolvimento, maiores as chances de venda!

Realidade aumentada no seu e-commerce

Mostrar detalhes do seu produto ou serviço: Facilitar processo de compra, tirar dúvidas sobre tamanho e outras informações (visualizador e customizador).

Posicionar a marca: Levando inovação para o seu negócio e destacando-se da concorrência.

Melhorar a jornada de compra: Fidelizar clientes oferecendo uma experiência fascinante ao visualizar seus produtos.

Reduzir custos: A compra se torna mais assertiva. Gastos de locomoção e logística reversa podem cair consideravelmente.

Voice Commerce

É o processo de busca e compra de produtos e serviços por mecanismos de voz, sem precisar digitar nada. A princípio, pode não ficar claro o impacto dessa tecnologia no processo de compras, mas pesquisas mostram um crescimento significativo entre os usuários em 2022. Por isso, é importante que as marcas e empresas parem de vê-la como algo do “futuro” e comecem a adaptar o seu site para comportá-la.

Marcas grandes como a Natura e Domino ‘s já desenvolveram tecnologias onde é possível realizar todo o processo de compra por mecanismos de voz.

Como disponibilizar essa ferramenta para os meus clientes?

Você vai precisar configurar a API (Application Programming Interface) para integrar a comunicação entre o assistente virtual e a sua plataforma de e-commerce. Importante ter a ajuda de desenvolvedores para verificar se o seu site está pronto nesse quesito.

Otimizar os títulos e as descrições do seu site considerando a forma como uma pessoa buscaria determinado produto, adaptando o conteúdo do site para a busca de voz. Assim como existem técnicas de otimização para buscadores (SEO), também existem particularidades para o voice commerce. 

Técnicas de SEO são essenciais para que seu site seja encontrado. Invista em uma equipe de profissionais capazes de implementar as práticas necessárias para isso.

Live Streaming

Transmissão ao vivo de dados pela internet (áudio e/ou vídeo). Com o aumento do número de lojistas no mundo digital, sobe também a concorrência e a necessidade de reinvenção na área de Vendas e Marketing. Ao produzir um vídeo, você pode transmitir e aprofundar seus conteúdos, apresentar um serviço, vender um produto, tirar dúvidas e engajar a sua audiência. O profissional que trabalhar essa estratégia em 2022 tende a se destacar.

Quais as vantagens do Live Streaming para o meu negócio?

Amplia a influência e proximidade com o público, já que estão acompanhando a transmissão podem reagir, tirar dúvidas e se posicionar e em tempo real.

Como o vídeo não pode ser editado, passa confiança e transparência ao público.

Permite a realização de reuniões, vendas de produtos e serviços, conferências e o que mais for necessário para o seu negócio, sem a necessidade de todos os envolvidos se encontrarem no mesmo ambiente.

Baixo custo, pois há plataformas gratuitas de transmissão e o alcance é ilimitado.

Aumento nas conversões, já que o Live Streaming desperta o interesse dos usuários e fica mais fácil que esses tenham interesse em acessar outros canais da empresa.

RCS – Rich Communication Services

A grosso modo podemos dizer que o RCS é o sucessor do SMS, já conhecido há bastante tempo. O novo padrão de comunicação permite enviar textos, imagens, GIFs, vídeos, áudios, botões interativos e até carrosséis de produtos para uma pessoa ou grupo de usuários, além de possibilitar que qualquer pessoa com um smartphone se comunique sem precisar instalar aplicativos.

Também se diferencia das aplicações de troca de mensagens por oferecer uma API (interface de programação de apps) aberta e gratuita, o que permite a integração com chatbots, sistemas de atendimento ao cliente, entre outros softwares.

Principais diferenciais do RCS:

Identificação dos participantes da conversa: Para facilitar a identificação de suas mensagens, a empresa poderá adicionar imagem, logo, cores e o nome da marca. Qualquer informação enviada será rapidamente reconhecida pelos receptores.

Diversificação das informações trocadas: o RCS viabiliza mais possibilidades de comunicação, como o envio de arquivos, imagens, gifs, áudios, localização e outros formatos.

Personalização das mensagens: sua empresa poderá consultar informações anteriores e trazer mais valor para a conversa, tudo isso integrado com o banco de dados dos sistemas da empresa.

Growth Hacker

Pessoa que busca oportunidades nas empresas para ajudá-las a crescer. Diferente do marketing tradicional que baseia sua execução em pontos como compra de mídia (anúncios), redes sociais, relações públicas e eventos, o marketing Growth Hacking se baseia em técnicas de inbound marketing, SEO, conteúdos virais, testes A/B, marketing de recomendação, entre outros caminhos criativos. Essas estratégias envolvem a realização de experimentos, explorando brechas (ou “hacks”) que possam levar o negócio a crescer de forma rápida e inteligente.

O Growth Hacking, também conhecido como marketing orientado a experimentos. Seu objetivo é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa. As estratégias se concentram em conseguir: Tráfego, converter visitantes em leads (clientes potenciais) e converter potenciais clientes em clientes de fato.

A evolução digital está cada vez mais acelerada. Como o seu site está posicionado nesse mundo? Aqui na Agência N1, estamos sempre por dentro das principais tendências e podemos ajudar você a posicionar a sua marca e ter maior visibilidade no mercado. Agende agora um bate-papo online! contato@agencian1.com.br

Fontes:

Rock Content

TechTudo

TecMundo

E-commerce Brasil

Canaltech