Estamos em um período marcado pela transformação digital nas empresas. O varejo acompanhou essa mudança, ocasionada pela pandemia, e diversas empresas enxergaram no live streaming uma oportunidade de vender e se inserir nesse cenário de transformação digital

Em um mercado repleto de opções é cada vez mais desafiador, para marcas e varejistas, atrair novos consumidores e segurar a atenção da sua audiência. Os consumidores querem mais do que apenas navegar, desejam uma experiência de compra interativa, com soluções criativas e conversas em tempo real. 

Agora, é fundamental que as empresas estejam prontas para encontrar e encantar consumidores em qualquer lugar, oferecendo soluções criativas que se sobressaiam à experiência da loja física, impactando-os de modo direto e customizado. É nesse cenário que o varejo se integra com Live streaming.

Porque o live streaming está crescendo cada vez mais?

Conteúdos em vídeo são responsáveis por mais de 80% do tráfego de consumidores na internet, e a introdução de novos canais, como as redes sociais e blogs, dão às empresas a oportunidade de oferecer experiências valiosas para uma audiência muito maior, como por exemplo as transmissões ao vivo.

Englobar o varejo online a plataformas de streaming é uma grande oportunidade, intrínseca à transformação digital. Uma atividade de alto engajamento para a qual atualmente há baixa penetração do comércio, mas com enorme potencial de vendas/conversão. 

Transmissões ao vivo são armas importantes na gestão da jornada do consumidor. Uma forma clara e direta de se comunicar, que amplia a influência e a proximidade com o público e permite que a empresa se aprofunde em assuntos complexos.

Quais os benefícios do Live streaming para a sua empresa?

Ao produzir um vídeo, você pode apresentar um serviço, vender e demonstrar um produto, tirar dúvidas, entreter e engajar a sua audiência, se posicionar e em tempo real, oferecer promoções que só valem durante a transmissão da live, aumentando a atenção sobre seu conteúdo.

Uma excelente maneira de incentivar essa proximidade é trabalhar com influenciadores digitais, já que possuem um número altíssimo de seguidores e são formadores de opinião, podendo otimizar seu produto ou serviço de forma grandiosa. Outro efeito prático é o da geração de leads e novas oportunidades, sobretudo, nas redes sociais. Isso gera um contato qualificado de pessoas que no futuro curto ou médio certamente se tornarão clientes e consumidores fidelizados.

Grandes varejistas como Mercado Livre e Shopee já estão investindo em plataformas próprias para divulgar seus programas diários de vendas, integradas aos marketplaces das companhias. Outras estão conduzindo suas vendas através de live, com o apoio de ferramentas de streaming como o Instagram, e estão tendo resultados significativos no  tempo médio de sessão online e na taxa de conversão. 

Recurso para lojistas VTEX

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, anunciou no início deste ano o seu aplicativo Live streaming App, utilizado por mais de 100 marcas — incluindo Victoria’s Secret, Caterpillar, Oster e Xiaomi — em mais de 10 países.

Sim, já é possível fazer vendas ao vivo utilizando a solução da VTEX (versões IO e Legacy), sem precisar de uma plataforma com ferramenta de live streaming. O aplicativo permite acompanhar o desempenho dos eventos ao vivo, incluindo o número de participantes, quantidade de produtos adicionados aos carrinhos, valor médio dos pedidos, curtidas, ações, e muito mais.

Monitore dados

O formato de programas com foco em vendas ao vivo já existe há anos na TV e hoje em dia ganhou a sua versão no streaming, contando com todos os benefícios do digital, incluindo dados analíticos.  

É sempre importante analisar os dados de cada sessão. Acompanhar o desempenho das lives é essencial para entender quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser revisadas e melhoradas. Esse é um processo fundamental para obter bons resultados e alcançar os objetivos. A percepção do comportamento e das preferências dos consumidores durante a live podem indicar às marcas qual a abordagem correta e dar um direcionamento quanto a seleção de produtos, aumentando a conversão para os próximos eventos ao vivo.

Qualquer empresa e segmento com acesso às ferramentas adequadas pode transmitir seus conteúdos em tempo real para usuários nos mais diferentes locais. Tudo que tem a capacidade de gerar um vínculo afetivo disruptivo com o cliente é válido. Aplique as estratégias e sua empresa será capaz de vender mais e lucra com as transmissões ao vivo.