Lebes foi fundada em 1956 na cidade de São jerônimo (RS). Ao longo dos seus 60 anos de história a empresa cresceu, se tornando uma das maiores redes varejistas do Rio Grande do Sul.
Atualmente as Lojas Lebes está presente em 80 municípios gaúchos e 2 catarinenses, com mais de 160 filiais.

Apesar de já muito bem estabelecida no comércio offline, a empresa sentia necessidade de melhorar sua performance e vendas no online, que foi iniciada em 2011.

Ao iniciar o serviço de evolução conosco, foram identificadas muitas limitações na loja em função do código antigo.

Com cada dia mais clientes conectados, melhorar o site era uma questão fundamental. Por isso, nós sugerimos que fosse realizada todo o redesign do site.

Quando falamos de redesign, estamos falando em reformular a identidade visual do e-commerce, em busca de melhorar o design, usabilidade e experiência de navegação.

A loja apresentava fluxo bem maior de usuários pelos dispositivos mobile, se comparado ao desktop. No entanto, os índices de engajamento dos usuários e a análise de usabilidade da versão mobile do site indicavam falhas e dificuldades na experiência de navegação!

O novo projeto foi colocado no ar com novas funcionalidades, inclusive com omnichannel. Os resultados obtidos foram fantásticos!

O Novo Layout

A listagem fixa de departamento foi substituída para um menu hambúrguer e um carrossel com os ícones dos departamentos foi inserido. Com esta mudança, a dobra principal passou a ter mais espaço, ao qual foi adicionado um banner promocional e também vitrines. São mais produtos expostos!

Outro importante ponto sinalizado foi a melhoria em filtro, tanto no formato quanto em conteúdo.

Com a melhoria no código, a loja pôde realizar a migração para o Checkout V6, passando a utilizar a funcionalidade nativa de “Retire em loja”!
Para dar mais apoio a esta nova experiência omnichannel, a N1 configurou a criação de cupons customizáveis, em que os vendedores das lojas físicas
passassem a ter cupons personalizados para que também ganhassem comissão em suas participações nas vendas online!

Outra frente de omnichannel que também foi alavancada, foi o atendimento pelo Televendas. Este foi um projeto que exigiu a integração das áreas de vendas e financeiro, mobilizando mais de 3.000 colaboradores na operação.

Além disto, para o suporte das vendas, foi criado um app onde o lojista consegue adicionar os novos funcionários para trabalharem como vendedores! Há mais praticidade e agilidade no processo.
Já para o setor financeiro, um outro app foi desenvolvido “Controle de retirada” permitindo à esta equipe o acesso a informações como produtos mais vendidos, produtos entregues na loja física e produtos recebidos. Neste app, o financeiro tem a visão macro da operação omnichannel.

“A N1 realizou um trabalho muito completo de reformulação
da versão mobile do nosso site. Inicialmente, fez um
diagnóstico analítico da plataforma e posteriormente sugeriu
melhorias. Ainda trabalhamos continuamente na análise de
performance da nova versão.
Um projeto que foi acompanhado de ponta a ponta e que
gerou resultados extremamente significativos. Além do
comprometimento com as entregas, o ótimo relacionamento
com o time também agrega na qualidade do serviço.”

Mila Bastos – Coordenadora de Marketing Digital das Lojas Lebes

Resultados

  • Taxa de Conversão: 42,89% de aumento;
  • Receita: 85,31% de aumento;
  • Menos 36% de saídas do checkout
  • Taxa de rejeição: significativa queda de 21,42%;

Para conhecer em detalhes o que foi feito e os números de impacto em receita, tráfego, abandono de carrinho, etc, leia o case completo aqui.